Resfriamento: quando e como fazer?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, já estou na minha 6 leva de cerveja e para mim, todas me deram orgulho, com exceção da primeira. Eu ainda utilizo fogareiro e chiller de placas, apesar de também ter uma serpentina em inox de 10 m. Acabado a fervura e adicionado o lúpulo de aroma, eu imediatamente faço o whirpool e aguardo decantar por uns 15 min. A partir daí inicio uma circulação em circuito fechado da panela/chiller/panela até chegar em uns 50ºC, para só então iniciar o enchimento do fermentador. A minha dúvida é exatamente em saber como vocês que têm chiller de placas fazem o resfriamento no processo de vocês.

Quanto tempo após a fervura iniciam a circulação?

Quando fazem o whirlpool?

Você recirculam para a panela? Ou mandam direto para o fermentador?

Sds,

Fabiano da Mata
 
Pessoal, já estou na minha 6 leva de cerveja e para mim, todas me deram orgulho, com exceção da primeira. Eu ainda utilizo fogareiro e chiller de placas, apesar de também ter uma serpentina em inox de 10 m. Acabado a fervura e adicionado o lúpulo de aroma, eu imediatamente faço o whirpool e aguardo decantar por uns 15 min. A partir daí inicio uma circulação em circuito fechado da panela/chiller/panela até chegar em uns 50ºC, para só então iniciar o enchimento do fermentador. A minha dúvida é exatamente em saber como vocês que têm chiller de placas fazem o resfriamento no processo de vocês.

Quanto tempo após a fervura iniciam a circulação?

Quando fazem o whirlpool?

Você recirculam para a panela? Ou mandam direto para o fermentador?

Sds,

Fabiano da Mata
Com chiller de placas eu não recirculo pelo risco de ficar excesso de trub preso lá dentro.

Simplesmente termino a fervura, faço whirlpool, aguardo uns 15 minutos, e resfrio direto pro fermentador. Se eu usasse um contra-fluxo, certamente eu recircularia pra resfriar dentro da panela. Pra mim, essa é a melhor técnica.

Abraço,
 
Com chiller de placas eu não recirculo pelo risco de ficar excesso de trub preso lá dentro.

Simplesmente termino a fervura, faço whirlpool, aguardo uns 15 minutos, e resfrio direto pro fermentador. Se eu usasse um contra-fluxo, certamente eu recircularia pra resfriar dentro da panela. Pra mim, essa é a melhor técnica.

Abraço,

Guenther,
a que temperatura chega o mosto no fomentador?
 
Guenther, vc acha que a de circulação levanta trub, é isso?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Guenther, essa sua técnica com o contra-fluxo, seria passar o mosto pelo chiller e devolver pra panela fazendo o whirpool até atingir a temperatura desejada para aí passar para o fermentador?
 
Domingo agora fiz com o contra fluxo assim como o Guenther falou. Sanitizei o chiller antes de começar mas mesmo assim, a cinco minutos do fim da fervura, comecei a circular o mosto fervendo (fogo aceso) e sem circular água fria para esterilizar o chiller. Depois desliguei o fogo e comecei a recircular o mosto agora com a água correndo no contra fluxo e fazendo o whirlpool. Resfriou bastante e na hora de passar para o fermentador passei mais uma vez pelo chiller, dessa vez sem acionar a bomba.
 
Domingo agora fiz com o contra fluxo assim como o Guenther falou. Sanitizei o chiller antes de começar mas mesmo assim, a cinco minutos do fim da fervura, comecei a circular o mosto fervendo (fogo aceso) e sem circular água fria para esterilizar o chiller. Depois desliguei o fogo e comecei a recircular o mosto agora com a água correndo no contra fluxo e fazendo o whirlpool. Resfriou bastante e na hora de passar para o fermentador passei mais uma vez pelo chiller, dessa vez sem acionar a bomba.

Qual o volume de mosto e o tempo que você levou pra resfriar?
 
Bom dia,
Obtive 20L de mosto no fermentador, foram cinco minutos com mosto fervendo, 10 minutos recirculando e mais 10 minutos para transferir ao fermentador. Utilizo uma bomba chugger.
 
Guenther,
a que temperatura chega o mosto no fomentador?
Poucos graus acima da água que estou utilizando pra resfriar. No geral, pra ales, ficando abaixo de 30 graus, pra mim, está ótimo, pois então posso inocular e o resto do resfriamento a geladeira faz em poucas horas.

Abraço,
 
Guenther, vc acha que a de circulação levanta trub, é isso?

SDS,

Fabiano da Mata
Não é que levanta, é que como você está recirculando, o trub ainda não decantou, então o trub na verdade ainda não se formou; está no líquido. Como as placas do chiller são muito próximas, isso pode fazer com que partículas grande se prendam lá dentro e fica difícil de tirar até com soda cáustica.

Nesse caso, contra-fluxo é melhor porque a tubulação é lisa por dentro. Nem grão fica preso.

Abraço,
 
Guenther, essa sua técnica com o contra-fluxo, seria passar o mosto pelo chiller e devolver pra panela fazendo o whirpool até atingir a temperatura desejada para aí passar para o fermentador?
Não precisa chegar na temperatura desejada, basta resfriar até uns 50 graus onde a evaporação já é mínima, assim você perde menos aromas de lúpulo.

Abraço,
 
Guenther, qual seria então o procedimento mais adequado para quem utiliza chiller de placas?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Eu faço recirculação, com chiller de placas.
Faço wirpool primeiro, depois sifono o que ta de uma panela pra outra e aí jogo pro chiller de placas recirculando pra panela de volta. Sendo que no chiller de placas eu ainda conecto um chiller de cobre e coloco em gelo pra gelar a agua que passa pelo chiller.
Em 10 min eu consigo chegar a 18 graus 20 L de cerveja.
Mas dá um trabalho e tem que ter bomba....
 
Poucos graus acima da água que estou utilizando pra resfriar. No geral, pra ales, ficando abaixo de 30 graus, pra mim, está ótimo, pois então posso inocular e o resto do resfriamento a geladeira faz em poucas horas.

Abraço,

Valeu Guenther!
Era a resposta que eu precisava ler para não mais me preocupar com o resfriamento de minhas ales, pois resfriar até 30° vai fácil. Daí pra baixo é que a coisa pega!
Até quantos graus você resfria o mosto nas lagers? E como faz?
Valeu Guenther!
 
Valeu Guenther!
Era a resposta que eu precisava ler para não mais me preocupar com o resfriamento de minhas ales, pois resfriar até 30° vai fácil. Daí pra baixo é que a coisa pega!
Até quantos graus você resfria o mosto nas lagers? E como faz?
Valeu Guenther!
Cara, no caso de lagers, eu inoculo depois. Basicamente resfrio até onde dá, coloco o fermentador na geladeira, e então só inoculo depois que a cerveja já chegou nos 10 graus), várias horas depois.

Abraço,
 
Pois é, ta ai mais uma que aprendi e melhorei no meu processo graças ao mestre. Meu resfriamento é com chiller de imersão, aluminio, 15m, 1/2". Mas faço o resfriamento ao mesmo tempo que minha bomba faz whirpool. Com água da rua apenas, levo de 100 a 35 em 30 minutos. Dai pra baixo a geladeira faz o resto do trabalho!
 
Drelimainacio, qual bomba utiliza? Essas de maquina lava louças? Vc não faz um whirlpool antes de passar o mosto no chiller com a pá cervejeira não?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Caros, tenho um balde fermentador que comprei no exterior que, teoricamente, não seria para receber o mosto a temperaturas elevadas. Para fazer o resfriamento com um chiller de placas, diretamente ao fermentador, para não interferir no trub, a temperatura imediatamente após o chiller vai ainda ser um pouco alta. Nesse sentido, pergunto: os baldes que vocês usam suportam qual temperatura máxima?
 
Fabiano, meu chiller é de imersão, não passo o mosto nele. Minha bomba é aquelas xing ling food grade até 110ºC, desliguei o fogo já ligo ela, então são 30 minutos de whirpool durante o resfriamento e depois que desligo a água, deixo mais 30 minutos girando. O bolo de trub fica bem bacana no fundo.
 
Guenther,

Quanto a levar o fermentador para a geladeira para a temperatura acabar de chegar antes de inocular o fermento, ele deve ser vedado com todas as honras ou pode ser simplesmente tampado?
 
Guenther,

Quanto a levar o fermentador para a geladeira para a temperatura acabar de chegar antes de inocular o fermento, ele deve ser vedado com todas as honras ou pode ser simplesmente tampado?
Cara, a escolha é tua, desde que tu tenha confiança que não há chance de alguma bactéria entrar nele. Eu fecho igual como se fosse fermentar, mas porque os meus fermentadores permitem isso facilmente.

Abraço,
 
Back
Top