Sparge

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, quando vcs fazem o fly sparge e alcançam o 1,010 na torneira de drenagem vcs interrompem a drenagem ou drenam o resto que sobrou na panela?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Eu sempre faço a litragem que me propus a fazer, com isso nunca chego tão baixo na lavagem.

Fazendo a litragem que me propus, eu vou ter SEMPRE a cor que planejei, e vou utilizar as quantidades de lúpulos que planejei, já que ambos variam conforme o volume de cerveja produzido. A única coisa que pode fugir do que eu esperei é a OG, tornando a cerveja alguns pontos mais fraca ou mais forte em termos de álcool, o que no final significa quase nada, e definitivamente 0,5% acima ou abaixo não vai ser o que vai te desclassificar num concurso.

Utilizando a técnica que tu citou, e conseqüentemente variando a litragem final, a cor da cerveja que tu planejou já foi pro espaço (e eu considero isso muito importante), e além disso, uma vez sabendo a litragem que foi pra fervura, você vai ter que recalcular TODOS os lúpulos novamente pra ter os mesmos IBUs e intensidade de aroma que planejava. Ou seja, muitas variações, e dificilmente consegue-se alcançar tudo que havia planejado.

Abraço,
 
Back
Top