Caldeirão 22,5L p/ produção 20L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
errado, você não esta levando em conta o volume que o malte irá ocupar.

Tambem não ira levar somente 20 litros para fervura, +- irão uns 30 (dependendo da perda que tiver para o trub e fermentador)

ja fiz levas de 20 litros, usando panelas de 32 litros e dependendo da receita, fica certinho.
 
Para fazer apenas a brassagem não tem problemas.
Começamos fazendo brassagens de levas de 20 Litros em uma panela de 22,5L, utilizando bazooka (acredito que com fundo falso possa ocupar mais espaço e não dê certo, mas não tenho certeza).

Só que a panela de fervura tem que ser maior, pq como o robocop falou, a etapa de fervura leva um volume maior de mosto (por causa da água adicionada na lavagem do malte).

:mug:
 
Tinha pensado em levar 22L pra fervura, nao lembro onde li que evapora de 8 a 10% do volume em 60min de fervura, mas ja vi que nao dá.

Acho um exagero levar 25L pro mash. Pq nao seguem oq o Deus Palmer recomenda? (diversas receitas de 20L levam 25L pro mash + 15L na lavagem, nao eh mto exagero nao?)

Acho que vou acabar pegando uma panela de numero 34 - 27L.
 
Quanto a quantidade de água, tem um texto interessante do Bode no blog dele:
http://henrikboden.blogspot.com.br/2010/12/agua-parte-1-quantidade.html

Nesse artigo tem uma planilha pra download que ajuda no cálculo da quantidade de água. Usamos ela nas primeiras brassagens (usando a panela de 22,5L) e deu certo

Hoje usamos o beersmith, mas penei pra aprender a configurar o bicho, hahuaha :drunk:
 
Acho que uma panela de 27 litros ainda é pequena para levas de 20 litros.

Vc vai ter que ficar o tempo todo rezando para não dar boil-over ou vai ter que levar pouco para a fervura.

Não é só o volume que é evaporado, vc tem que contar também a perda com trub, expansão do líquido com a temperatura...

Acho melhor usar de 32L pelo menos.
 
Meu setup:
2 caldeirões #36 de 30,5 litros
1 caldeirão #45 de 66 litros

Entrando com 40 Litros de agua total (mash e sparge)... depois de evaporar na fervura e perder algo pro trub e fermento, me sobram 23litros de cerveja engarrafada.

Para a fervura eu exagerei de proposito com 66litros, mas te indicaria no minimo um caldeirão #38 de 38,5 litros se pretende ter 20 Litros no final de tudo.
 
Back
Top