Configuração Controlador Temperatura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fernandojf

Member
Joined
Jan 8, 2016
Messages
18
Reaction score
2
Pessoal,
Bom dia.

Amanhã irei tentar fazer minha primeira leva de cerveja. Estou iniciando agora neste hobby e ainda tenho muitas dúvidas.

Umas delas refere-se ao controle de temperatura que preciso deixar a cerveja. Adquiri um controlador Coel TLZ11 e estou tentando configurá-lo.

Na receita que estou seguindo manda colocar o balde fermentador em uma temperatura de 16 a 24 graus (ideal de 19 a 20 graus) por 10 dias.
Configurei o meu controlador para SP = 20 graus (set point); Hset = 4 graus; SPLL = 16 graus; SPHL a 24 graus.

Está correta esta configuração?

Desde já, agradeço.
 
Pessoal,
Bom dia.

Amanhã irei tentar fazer minha primeira leva de cerveja. Estou iniciando agora neste hobby e ainda tenho muitas dúvidas.

Umas delas refere-se ao controle de temperatura que preciso deixar a cerveja. Adquiri um controlador Coel TLZ11 e estou tentando configurá-lo.

Na receita que estou seguindo manda colocar o balde fermentador em uma temperatura de 16 a 24 graus (ideal de 19 a 20 graus) por 10 dias.
Configurei o meu controlador para SP = 20 graus (set point); Hset = 4 graus; SPLL = 16 graus; SPHL a 24 graus.

Está correta esta configuração?

Desde já, agradeço.

Cara, primeiramente leia o tópico fixo sobre fermentação, vai te ajudar a entender muitas coisas aí, como a temperatura e esse tempo, que não é regra, não pode se basear só nisso que pode dar problema.

Depois, 16 a 24 é muito amplo, depende muito da cepa utilizada, estilo, etc etc. Mas o SP você programa a temperatura desejada, geralmente 18 é um bom número, como eu disse isso muda muito de cepa e de estilo, não é regra, até porque você não disse nem se é ale ou lager, mas pela temperatura só pode ser ale. o Hset pelo que eu entendi é a histerese do seu controlador, tem que ser o mínimo possível, geralmente entre 0.1 e 0.2. Na fermentação você quer o mínimo possível de variação para não estressar as leveduras, 4 graus é demais, muita chance de dar problema. o SPLL e SPHL você coloca quanto quiser mesmo, por exemplo o SPLL você pode colocar 0 graus se utilizará a mesma geladeira para cold crash, pois será necessário colocar em temperatura baixa para isso.

Tópico indispensável:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076

E esse também:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

E todos os outros hehe
 
Amigo,

Bom dia.

Muito obrigado pela resposta!!! Irei ler os tópicos mencionados, com certeza. Estou procurando me inteirar sobre os processos, mas acho que colocando a mão na massa ajuda bem a ver as coisas funcionando.

A cerveja que irei tentar fazer é uma American Pale Ale. Na receita que estou seguindo está falando para deixar fermentar em uma temperatura media de 16º a 24ºC (ideal de 19ºC a 20ºC) por 10 dias e depois colocar na geladeira a temperatura de 10ºC de 5 a 10 dias.

Na verdade eu ainda estou em dúvida me como funciona esse controlador. Eu colocando o Set Point em 18ºC e o HSET em 0,1ºC por exemplo, quer dizer que o motor da geladeira vai ser acionado/desacionado para manter a temperatura em 17,9ºC - 18ºC - 18,1ºC ?

Estou olhando o manual do controlador e lá diz que o o SPLL e SPHL são os limites inferiores e superiores do set point. Mas qual a diferença de configurar estes limites e deixar o HSET setado?

Mais uma vez, muito obrigado!!
 
Na verdade eu ainda estou em dúvida me como funciona esse controlador. Eu colocando o Set Point em 18ºC e o HSET em 0,1ºC por exemplo, quer dizer que o motor da geladeira vai ser acionado/desacionado para manter a temperatura em 17,9ºC - 18ºC - 18,1ºC ?

Estou olhando o manual do controlador e lá diz que o o SPLL e SPHL são os limites inferiores e superiores do set point. Mas qual a diferença de configurar estes limites e deixar o HSET setado?

Mais uma vez, muito obrigado!!

Fernando,

Tenho um desses tb, vamos ver se consigo te ajudar. O HSET é examente isso que você falou, eu costumo deixar em 0,5ºC. Existe também uma outra configuração importante que dizer respeito ao tempo que ele vai deixar a geladeira desligada antes de religar para não comprometer o compressor da mesma, agora não me recordo o nome da função.

Quanto ao SPLL e SPHL são os valores minimos e máximos que você pode configurar no SET POINT. Essas funções somente vão restringir o seu range no SET POINT, nada mais.

Abraços,
 
marcoterra,

Muito obrigado pelos esclarecimentos!! Era isso mesmo que gostaria de confirmar e o manual não estava ajudando muito rs!!!

Em relação as funções que você esta falando, será que são a PSC e a PTC??? Vi em pesquisas na internet e até aqui mesmo no fórum algumas pessoas falando pra deixar o PSC em 2 e o PTC em 4 minutos.

7.12 - Parâmetro PSC: tipo de proteção do compressor
Utilizado para limitar partidas consecutivas do compressor

7.13 - Parâmetro PtC: tempo de proteção do compressor.
Tempo de retardo no acionamento do compressor.

Mais uma vez, muito obrigado!!!
 
marcoterra,

Muito obrigado pelos esclarecimentos!! Era isso mesmo que gostaria de confirmar e o manual não estava ajudando muito rs!!!

Em relação as funções que você esta falando, será que são a PSC e a PTC??? Vi em pesquisas na internet e até aqui mesmo no fórum algumas pessoas falando pra deixar o PSC em 2 e o PTC em 4 minutos.

7.12 - Parâmetro PSC: tipo de proteção do compressor
Utilizado para limitar partidas consecutivas do compressor

7.13 - Parâmetro PtC: tempo de proteção do compressor.
Tempo de retardo no acionamento do compressor.

Mais uma vez, muito obrigado!!!
Isso aí!

PSC pode deixar em 2 e PTC entre 3 e 5 min!
 
Ahhh obrigado pelo post galera. E estava "protegendo" meu compressor com hset em 1 porque ainda não tinha entendido o ptc e psc.

Obrigado!

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk
 
Back
Top