Dúvida sobre compra de geladeira/freezer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guerra

New Member
Joined
Oct 30, 2015
Messages
3
Reaction score
0
Estou programando a compra de uma geladeira para fermentação/maturação de Ales e Lagers, Já busquei no fórum informações sobre o debate Geladeira X Freezers, entretanto, percebo que não existe um consenso nessa questão. Desta forma, ai vai a dúvida:
Alguém utiliza esse modelo de geladeira? Elas conseguem manter temperatura de 0°C de forma consistente?

Consul CRB39
http://www.consul.com.br/produto/geladeira-consul-facilite-frost-free-342l/

Ou similares?

Electrolux RFE 39
http://www.electrolux.com.br/Produtos/Refrigeração/Geladeiras---Refrigeradores/RFE39/

Brastemp BRB39AB
http://www.brastemp.com.br/produto/geladeira-brastemp-clean-frost-free-342-litros/

Como opção para Freezer, considero o seguinte modelo:

Brastemp BVR28
http://www.brastemp.com.br/produto/freezer-vertical-eletronico-brastemp-flex-frost-free-228-litros/

Alguém utiliza?

Bom, gostaria da avaliação do pessoal mais experiente sobre esses modelos. Naturalmente o que pesa em favor das geladeiras são preço e consumo.
 
Eu tenho uma RFE39 e posso te dizer algumas coisas sobre ela.

No chao, em frente ao motor, cabe perfeitamente uma bombona daquelas meio quadradas, eu coloco uma de 50l ali.

A bandeja do congelador sai facilmente(mas precisa saber o "macete" pra tirar). Isso aliado ao espaço em frente ao motor me faz poder colocar uma outra bombona de 60l do mesmo modelo em uma prateleira(reforçada) acima da outra. Não fermenta duas levas ao mesmo tempo mas dá pra fermentar a segunda enquanto a primeira matura sem temperatura controlada.

A bombona de cima fica mais gelada que a de baixo porque a geladeira tem dois ventiladores que empurram o ar diretamente em cima dela, como coloco um compensado em cima da prateleira, fechando as grades, acaba que a de cima fica uns 10C mais fria que a de baixo(mas não recomendaria tentar fermentar duas ao mesmo tempo nem sabendo disso, pois não é preciso).

Um lado negativo dela é que como o termostato é digital com 5 potências mais turbo, quando ela desliga pelo controlador de temperatura, ao ligar ela automaticamente ajusta pra potência média 3, consegue chegar por volta de 1.5C, e se setar pra uma potência maior corre o risco de passar do ponto de desligo e resetar pra potência media... talvez alguém com mais experiencia conseguisse desativar o sensor do termostato da geladeira e resolver o problema, não é o meu caso.

No mais, ela acaba sendo muito espaçosa pelos motivos que falei, tô muito satisfeito com ela.
 
É possível enganar o sensor do termostato, mas tem que conhecer o equipamento. Esses sensores normalmente são termistores (resistor que muda a resistência de acordo com a temperatura).

No caso da minha geladeira eu consegui o manual de manutenção dela e verifiquei que os termistor dela normalmente varia de 4 kohms até 40kohms. Com isso bastou instalar esses valores extremos de resistores junto com o TIC para conseguir controlar a geladeira sem ter que desliga-lá completamente.
 
Valeu pelo Review Raisoshi. Pretendo fermentar levas de 30 até 50L em uma única bombona, pelas suas informações não terei problema de espaço e a temperatura está próxima ao ideal. Agora, esse padrão de voltar em temperatura média após do desligamento é algo realmente chato. Talvez a ligação direta do Tic ao compressor resolvesse, mas convém consultar um técnico esperto.
 
Faboibrum, esse comentário, para mim, abre uma nova perspectiva de estudo. Considerando que o TIC permite esse setup, essa alternativa é o melhor dos casos. Se tiver mais informações sobre essa regulagem, seria legal ouvir mais sobre isso. Afinal, para um microbiologista a parte eletrônica do processo é sempre um desafio.
 
Valeu pelo Review Raisoshi. Pretendo fermentar levas de 30 até 50L em uma única bombona, pelas suas informações não terei problema de espaço e a temperatura está próxima ao ideal. Agora, esse padrão de voltar em temperatura média após do desligamento é algo realmente chato. Talvez a ligação direta do Tic ao compressor resolvesse, mas convém consultar um técnico esperto.

Um amigo meu que é engenheiro eletricista fez a ligação direta na minha geladeira. Agora ela chega aos 0°C facilmente. Eu recomendo utilizar um poço térmico no fermentador, pois a medição da temperatura fica muito mais precisa.

Abraz
 
Back
Top