Duvidas sobre RECIRCULAÇÃO + BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Bom, estou com minha primeira brassagem terminando a fermentação primaria (aparentemente tudo dando certo), e ja estou pesquisando sobre montar meus equipamentos, ja q usei mta coisa emprestada. Porém tenho algumas duvidas quanto a questão da recirculação de mosto:

- A função de recirculação é apenas clarificar ou existe alguma relação com eficiência ?

- A recirculação anula o sparge dos grãos? Vem antes? Depois?

- Li que fazer recirculação no BIAB é besteira pois ao tirar o bag, toda a "sujeira" volta para o mosto... É real isso? No caso, posso contornar esse problema realizando os passos de mostura, mash out, recirculação, dps esvaziar a panela pela torneira (mandando o mosto pro balde alimentício), ai retirar o bag e dps voltar o mosto na mesma panela pra realizar a fervura ?

- Qual a diferença pratica entre recirculação continua durante a mostura, e recircular apenas após o mash out?

- Minha panela será de alumínio mesmo, posso usar o registro esfera e conexões de latão ou precisa ser de inox? 1/2 ou 3/4 de polegada ?

- Quanto a bomba, vcs só ligam ela e deixam trabalhar no máximo ou instalam algum dimmer pra regular a vazão?
 
Last edited:
Vou te passar da forma que faço, minhas experiencias e minhas opiniões sobre suas perguntas: Lembrando que meu BIAB é um mix de single vessel, pois uso uma panela toda furada dentro de outra, e nessa furada adiciono a bag. Se for só BIAB mesmo, acho que não precisa circular, somente uma boa lavagem já dá conta do recado.
- A função é clarificar mas também percebo uma melhora na eficiência, já que a temperatura fica mais uniforme. Posso estar falando besteira, mas pelo menos aqui no BeerSmith minha eficiência subiu um pouco quando passei a fazer recirculação contínua durante a mostura e lavagem a quente após o mashout;
- Faço circulação durante toda a mostura, até o fim do mashout. Após o mashout, subo o bag (no meu caso uso uma panela que furei e a bag dentro dela) e faço uma lavagem com água quente. Já usei água fria também, mas a quente percebo uma melhora na eficiência), então no meu caso faço os dois;
- Não vejo nada de besteira nesse processo. Como disse acima, só vejo vantagens, e se não forem vantagens não atrapalha. Agora esse processo que vc descreveu sim vai te atrapalhar. A ideia é sempre facilitar, fazendo esse transbordo aí antes de tirar a bag só vai complicar;
- Não vejo porque circular somente no mashout. Já que tem a bomba, circula durante todo o processo;
- pode usar latão. A não ser que esteja pensando em migrar logo para panela de inox, daí talvez compense investir logo em válvulas de inox. Vantagem do inox é na hora da limpeza, e claro a durabilidade;
- Eu tenho uma válvula de latão de 1/2" na saída da bomba, assim consigo regular a vazão caso Veja que vai transbordar. Mas, dificilmente preciso regular, normalmente fica toda aberta, só preciso fechar um pouco quando faço receitas com muito malte pois ai a vazão da própria bag diminui.
 
A ideia é sempre facilitar, fazendo esse transbordo aí antes de tirar a bag só vai complicar;
Opa, valeu por esclarecer. Então, quanto a essa parte, pensei nessa etapa no sentido de não bagunçar o bag na hora de tira-lo e acabar sujando o mosto ja clarificado. Acredito que no seu caso vc n tenha esse problema pq o bag não está “molenga”, vc levanta ele junto a panela interna, mantendo a cama de grãos quase intacta... A ideia do balde (Que ja existiria por ser o fermentador) era “simular” bem de longe um sistema tribloco, quem sabe até trocar o bag por um fundo falso, mas continuar com apenas 1 panela. (Questão de espaço mesmo, morar em ap e se virar com fogão doméstico é complicado). Caso isso possa trazer alguma vantagem, seja ela em relação a um mosto mais limpo ou até mesmo um leve aumento de eficiência, não vejo problemas no “trabalho” de fazer essa etapa, até pq planejo sempre brassar nao mais que 10L.
 
BOM DIA. Estou com problemas relacionado ao uso de resistência na panela. Apos a fervura a cerveja apresentou cor bem diferente, possivelmente caramelizou. É necessário fazer recirculação durante a fervura. Utilizo fundo falso e biab e faço recirculação continua durante a mosturação. Resistência 3500W segundo o vendedor é de baixa densidade.
 
BOM DIA. Estou com problemas relacionado ao uso de resistência na panela. Apos a fervura a cerveja apresentou cor bem diferente, possivelmente caramelizou. É necessário fazer recirculação durante a fervura. Utilizo fundo falso e biab e faço recirculação continua durante a mosturação. Resistência 3500W segundo o vendedor é de baixa densidade.
Qual o volume de líquido na panela? (Pré e pós fervura)
 
BOM DIA. Estou com problemas relacionados ao uso de resistência na panela. Apos a fervura a cerveja apresentou cor bem diferente, possivelmente caramelizou. É necessário fazer recirculação durante a fervura. Utilizo fundo falso e biab e faço recirculação continua durante a mosturação. Resistência 3500W segundo o vendedor é de baixa densidade.

Amigo, o que pode ter acontecido é de a resistência ter ficado sempre no máximo mesmo com pouco líquido no fundo.
Às vezes, acontece de ficar mais líquido acima da cama de grãos, e esse líquido demora a chegar ao fundo da panela. O líquido que chega no fundo, é pouco por isso a resistência queima logo ele, por que está no máximo e com pouco líquido.
Para evitar isso, controle a recirculação, para sempre deixar mosto na resistência.

Outro fator também é verificar se o saco do BIAB não está muito perto da resistência. Mesmo com o fundo falso, mas estando muito próximo da resistência pode acontecer de queimar os grãos.

Outra coisa, procure controlar a resistência pra manter a temperatura apenas.
Exemplo: Temperatura chegou aos 65ºC, ela não precisa trabalhar mais nos 3500w de potência. Pode colocar ela pra trabalhar a apenas 800w (suposição, precisa testar antes) Ou mesmo desligar a resistência quando chegar na temperatura desejada. Assim, economizará energia e irá manter nos 65ºC, sem risco de caramelizar. Se não tiver usando um controlador de potência, aconselho esse do link: Controlador de Potência. Ou montar o BrewUno que tem aqui no Fórum explicando como fazer.
 
Back
Top