Fazendo 40 litros com 11g - propagação correta??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ashbel

Member
Joined
Sep 20, 2017
Messages
21
Reaction score
5
Saudações galera,

Estou começando na propagação de fermento e para isso comprei um Stir Plate da China, 2 erlenmeyer de 2 litros cada e DME. Sendo assim, utilizei o site :<https://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/> para efetuar os cálculos e ficou o seguinte:

1- Fazer um Starter de 2 litros de DME com 11g de fermento hidratado (US05) e colocar no Stir Plate por 24 hrs
2- Após coloco na geladeira por umas 12hrs até assentar todo o fermento no fundo do erlenmeyer
3- Retiro o líquido sobrenadante e adiciono outros 2 litros de DME (Nessa fase não vai 2 litros completo por causa que sempre sobra um pouco no fundo e o erlenmeyer não suporta)
4 - Deixo mais 24hrs no Stir plate e depois mais 12 hrs na geladeira; após retiro novamente o sobrenadante e completo com agua pré-fervida até 800ml e uso 400ml do líquido em cada balde de 20 litro.

Na teoria (de acordo com a calculadora) da uma quantidade de fermento suficiente para fermentar tranquilo a quantidade de cerveja com a densidade (gira em torno de 1.056), mas minha dúvida aos mais experientes seria as seguintes:
-Estou conduzindo de forma saudável essa propagação?
- Há necessidade de usar algum tipo de suplemento ou o DME já supre? (creio que a melhora é indiscutível, mas fazendo sem suplementar tenho algum problema? Off-flavour?)
- A quantidade inicial é muito alta (11g para 2 litros de DME) ? E propagar novamente em 2 litros prejudica algo? Digo isso pois vi em alguns artigos dizendo que a propagação deve ser feita de forma gradual (proporção fermento e DME) para que haja efetiva criação de novas células...
ps.: tenho bastante cuidado com a sanitização e me arrependi em comprar esse erlenmeyer de 2 litros, pois é muito pequeno para fazer starters de 2 litros
 
Fala Ashbel!

Sim, está conduzindo de forma saudável. Da forma ideal? Não. Mas o ideal é uma meta.
Eu só mudaria uma coisa... O fermento precisa de tempo para se acostumar a mostos de densidades diferentes. Por que não dilui ele em mosto não fermentado, no último caso?

" Deixo mais 24hrs no Stir plate e depois mais 12 hrs na geladeira; após retiro novamente o sobrenadante e completo com agua pré-fervida até 800ml e uso 400ml do líquido em cada balde de 20 litro."

Me parece que a levedura estará saudável e desperta.
Não há necessidade de suplemento para essa quantidade de propagação. Se fosse uma quantidade bem maior precisaria (nada contra uma quantidade mínima de cálcio, mas não é necessário). O que pode gerar off-flavor (além da saúde da levedura - que me parece saudável) é a temperatura de fermentação, o que é outra questão.
A quantidade é ideal para 2L. Propagar novamente não prejudica, embora o ideal seria usar mais mosto na segunda vez.

Por fim, se você morar no Rio, eu estou precisando de um erlenmeyer de 2L. Atualmente eu uso de 5 e 6L.
 
Não está dito se você pretende fazer Lager ou Ale. Na primeira demandaria o dobro de fermento.
Para uma Ale, um starter de 2.2 litros partindo de um pacote de us-05 você chegaria lá. Com dois litros de starter, você teria 388 bilhões de células, um pitching rate um pouco abaixo do necessário.
 

Attachments

  • starter.jpg
    starter.jpg
    39.1 KB · Views: 21
Vlw pela ajuda. Como foi dito pelo Paivao é uma Ale (nesse caso uma APA). Vou colocar no final um pouco de mosto resfriado então para já ir adaptando a levedura.
Paivao, qual seria a maneira ideal nesse caso?(para tentar chegar mais perto hehehe)
Pela calculadura do brewersfriend do primeiro Starter para o segundo ele pula de 398bilhões de celula para 610 bilhões, ou seja, é fundamental esse segundo step e há uma grande produção de células (aumento de 50% mais ou menos), certo? (mesmo não usando uma quantidade ideal de mosto, né?)
 
Ashbel,

Seu processo está correto, você está fazendo 2 steps de 2 litros, logo terá a quantidade de célula necessária para fermentar o mosto. Fique atento com tempo dos steps (stir plate e geladeira)Não tem como fixar tempo para estas etapas uma vez que são processos biológicos. Já precisei fazer step de 48 horas com fermento líquido.
 
Muito obrigado pelas dicas, eu quando tiro do stir plate deixo ele parado um pouco pra analisar se ainda esta saindo bolhas, dai se não tiver sinal de bolhas eu presumo que já esta finalizado e meto na geladeira (esta correto isso?), vc utiliza esse mesmo método? um abraço
 
Back
Top