Fermentação parada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

machadolopes

New Member
Joined
Jun 30, 2015
Messages
2
Reaction score
0
Prezados,

Comecei a fazer a minha primeira leva de cerveja no Domingo (28/06/2015) e hoje bateu um desespero pois o airlock que borbulhava sem parar parou na terça-feira. A medição antes do fermento deu 1050 e medição hoje à noite deu 1020. Provei. A cerveja está bem escura (era pra ser uma Red Ale) e com teor alcoólico bem discreto (deve estar uns 4%). A dúvida (não sei se era pra postar aqui ou no tópico iniciantes) é se devo aerar agora o mosto com uma pedra porosa ou aguardar o fim dos sete dias para medir novamente e iniciar a maturação, ou ainda colocar mais fermento. Após a lavagem fiquei com uns 17 litros de mosto. Usei 4,5Kg de malte (3kg de Pilsen, 1 de Munich e 0,5Kg de Carafa II + 100 g de açúcar ao final da fervura). Fermento Nottingham S-04 (ativado com 100ml de água a 30 graus) antes de inocular e Lúpulo S. Goldings. Há salvação ? Estou no caminho ? Abs e obrigado pela ajuda.
 
1 - Temperatura de fermentação?

2 - Leia os tópicos fixos de aera de fermentação

3 - Seja bem vindo ao fórum.
 
Obrigado. Vou dar uma olhada antes que seja tarde...

Relaxa... fermentos ingleses são meio monstrinhos mesmo, atenuam rápido e fermentam vigorosamente.

Apenas fique atendo a temperatura de fermentação pra não gerar ester demais, mas sinceramente? Eu acho que não tem nada errado com sua cerveja, é só ansiedade de iniciante mesmo. =)

Abraço,
 
Se tu mediu a FG no refratometro, corrigindo os valores tu teria realmente uma FG de 1.009 e 5,7% de alcool. Nesse caso acredito que tua fermentação já teria encerrado
 
Back
Top