Qual receita fazer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ewerton Pontini

Well-Known Member
Joined
Aug 21, 2017
Messages
65
Reaction score
4
Bom dia pessoal,

Comprei meu kit cervejeiro para 30l .

Preciso escolher uma receita para fazer. Porém, é minha primeira receita.

Gostaria de opiniões de qual estilo eu deveria começar.

O projeto de fazer cerveja é eu e meu pai. Ele gosta de cervejas mais fracas como pilsen.
 
Poderia começar com uma Apa com og mais baixa eu acho a mais fácil de acertar, mas não é parecida com pilsen eu começaria com uma ale pq lager é mais difícil de fazer, das ales parecidas com pilsen a cream ale, fica legal, tb, mas se quiser tentar lager mesmo pode tentar uma pilsen mas ai eu usaria o M54 da mangrove que aceita temperatura mais alta, tive um bom resultado na última leva.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Com o devido respeito, mas mande seu pai deixar de ser mala e largar de ser Brahmeiro. A vantagem de fazer cerveja é justamente experimentar coisas novas.

Aqui você pode achar milhares de receitas, todas devidamente explicadas:

https://www.brewersfriend.com/homebrew-recipes/

ou

https://www.brewersfriend.com/search/

Você coloca os insumos, e ele vai filtrando.

E só para você não dizer que não tentou agradar seu pai, tentaria uma Blonde Ale.

Te sugiro esta aqui, que está bem descrita para um iniciante e agradou a todos que ofereci:

https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/324045/blonde-ale


Blonde Ale
Method: All Grain
Style: Blonde Ale
Boil Time: 60 min
Batch Size: 19 liters (fermentor volume)
Boil Size: 20 liters
Boil Gravity: 1.045 (recipe based estimate)
Efficiency: 70% (brew house)
Source: Fabio Alcantara

Fermentables
Amount Fermentable PPG °L Bill %
4 kg American - Pilsner 37 1.8 97.1%
120 g German - Melanoidin 37 25 2.9%
4.12 kg Total

Hops
Amount Variety Type AA Use Time IBU
10 g Nugget Pellet 14 Boil 60 min 21.01
8 g Cascade Pellet 7 Aroma 0 min 6.04

Yeast
Fermentis / Safale - American Ale Yeast US-05

Notes
Completar até o volume máximo da panela na rampa de infusão.
Lavar a cama de grãos com 10 litros de água ou até completar o volume da panela. (20 L)
Acrescentar o lúpulo de aroma no ZERO minuto da fervura, desligar o fogo e colocar (Cascade 8g).
Esperar a temperatura cair para 20°C e adicionar a levedura, mexer bem para oxigenar o mosto.
Fermentar entre 18°C e 20°C por 6 (seis) dias.
Transferir para o maturador e clarificar a 1°C entre 7 a 10 dias.
Prime com açúcar refinado 4g/L.
Garrafas temperatura ambiente por 10 a 15 dias.
 
Com o devido respeito, mas mande seu pai deixar de ser mala e largar de ser Brahmeiro. A vantagem de fazer cerveja é justamente experimentar coisas novas.

Aqui você pode achar milhares de receitas, todas devidamente explicadas:

https://www.brewersfriend.com/homebrew-recipes/

ou

https://www.brewersfriend.com/search/

Você coloca os insumos, e ele vai filtrando.

E só para você não dizer que não tentou agradar seu pai, tentaria uma Blonde Ale.

Te sugiro esta aqui, que está bem descrita para um iniciante e agradou a todos que ofereci:

https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/324045/blonde-ale

Obrigado pela contribuição.
Em relação ao meu pai, eu meio que convenci ele a entrar neste negocio de fazer cerveja para virar uma diversão nossa. Eu não moro mais com ele. Ai este negócio de fazer cerveja seria uma maneira de eu e ele ficar mais junto. Várias vezes quando ele vem aqui em casa assistir um futebol, compro cervejas diferente. Ele não é enjudado para cerveja, mais não gosta de tomar cerveja mais forte. Também queria fazer algo que agrade também o paladar dele e aos poucos, testando outros estilos junto com ele.
Enfim, concordo com você. Rsrs
 
Buenas! O pessoal já sugeriu uma blonde, penso que seja por aí mesmo, é uma cerveja fácil de fazer e você pode usar uma levedura neutra como o Nottingham, que eu acho mais neutro que o us-05. Poderia usar apenas malte pilsen e um lupulo tipo Magnum, só de amargor, pra ficar na faixa dos 18 IBU. Talvez um pouco de saaz no fim da fervura, "só uma pitada", pra dar um toque diferenciado.
 
Sugestão,

uma wit ou weiss simples, sem muito fenol ou éster, e de baixo IBU. Estilos belgas podem assustar desacostumados pelo perfil dos fermentos.

Uma American Wheat com IBU entre 10 e 15 pode ser outra grande pedida.

Para iniciantes em artesanais, nunca passe de 20 IBU´s, vão dizer que é mais amarga que Heineken (hehehehe). Depois tu começa a subir isto.

Um conselho, descubra o que ele e você gostam e produzam isto. Sou fã do estilo americano e 3 de 4 brassagens são APAs ou variações. Os cunhados reclamam mas no final sempre acabam tomando. hehehehe


Só não deixe de fazer.
 
Faz uma blond ale americana. Parece ser interessante para sua primeira cerva. Não é muito amarga e é uma boa entrada para começar a brassar.
 
Com o devido respeito, mas mande seu pai deixar de ser mala e largar de ser Brahmeiro. A vantagem de fazer cerveja é justamente experimentar coisas novas.

Aqui você pode achar milhares de receitas, todas devidamente explicadas:

https://www.brewersfriend.com/homebrew-recipes/

ou

https://www.brewersfriend.com/search/

Você coloca os insumos, e ele vai filtrando.

E só para você não dizer que não tentou agradar seu pai, tentaria uma Blonde Ale.

Te sugiro esta aqui, que está bem descrita para um iniciante e agradou a todos que ofereci:

https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/324045/blonde-ale



***Fiquei com uma dúvida: Para lavagem, não é utilizado 1,5 x o valor de água inicial ? (Lavar a cama de grãos com 10 litros de água ou até completar o volume da panela. (20 L))

Transferir para o maturador e clarificar a 1°C entre 7 a 10 dias.
Posso deixar no mesmo balde do fermentador e apenas abaixar a ***temperatura da geladeira para 1 grau ?

Acrescentar o lúpulo de aroma no ZERO minuto da fervura, desligar o fogo e colocar (Cascade 8g).
*** No caso, quando começa a ferver, acrescento o lupulo de aroma (0min) . Quando fechar os 60 min de fervura, acrescentar outro lúpulo (cascade) ?
 
Eu confesso que olho para a densidade e não para a quantidade de água. Essa é dada pelo beersmith e depois eu confiro a densidade.

Tampouco troco o balde (o fermentador e o clarificador são os mesmos). Só troco na hora do prime (ou coloco direto no postmix).

Quando começar a ferver coloca o lúpulo de amargor. O de aroma é o que se coloca no final da fervura (normalmente a 15 minutos para o final da fervura, ou 45 minutos depois que começa a ferver).
Normalmente o zero é quando começa a ferver, 30 é meia hora depois que ferve e assim em diante.
 
Cada um desenvolve a sua própria técnica e metodologia, tudo depende de uma série de fatores.

Quanto a mosturação:

Pense da seguinte forma, se você fizer a mostura com 3L/kg, 3,5L/kg, 4L/kg ou até mesmo 5L/kg, concorda que a proporção de 1,5L/kg para a lavagem dos grãos não estará necessariamente correta? Porque você já pode ter mais ou menos mosto com X densidade. Ex: 3L/kg você vai ter uma densidade maior que 4L/kg e um menor volume de mosto final, então esse ajuste final vai depender do quanto de água você vai usar na lavagem.

Eu particularmente olho apenas para a densidade que está saindo da panela de mostura (durante o processo de lavagem dos grãos) e estipulo o limite para eu parar de lavar, que é entre 1,010 a 1,008.

Significa que quando eu estiver tirando da lavagem dos grãos o mosto a 1,010 tá na hora de parar, não importa quantos litros de mosto eu tenho.

A primeira breja que fiz foi exatamente do jeito que você falou e ela ficou bem aguada, então sugiro que meça a saída do mosto da lavagem, chegou entre 1,010-1,008 pare de lavar, não importa quantos litros você conseguiu preparar. Se conseguiu menos do que esperava significa que talvez teu processo tenha que melhorar, ou que você estimou uma eficiência de mosturação acima do que seria capaz de fazer, isso é bem normal no inicio. Com o tempo e conhecendo seu equipamento isso tende a melhorar.

Quanto a adição de lúpulos:

Quando se fala 0min, significa 0 minutos do fim da fervura, se conta de trás pra frente. Lúpulo de amagor precisa ferver mais que um lúpulo de aroma (bem basicamente). Exemplo: você vai ferver por 75 minutos e o lúpulo de amargor adicionado aos 60 minutos. Significa que você vai adicionar o lúpulo de amargor 15 minutos depois que começou a ferver, ou seja, a 60 minutos do fim da fervura.
 
***Fiquei com uma dúvida: Para lavagem, não é utilizado 1,5 x o valor de água inicial ? (Lavar a cama de grãos com 10 litros de água ou até completar o volume da panela. (20 L))

Transferir para o maturador e clarificar a 1°C entre 7 a 10 dias.
Posso deixar no mesmo balde do fermentador e apenas abaixar a ***temperatura da geladeira para 1 grau ?

Acrescentar o lúpulo de aroma no ZERO minuto da fervura, desligar o fogo e colocar (Cascade 8g).
*** No caso, quando começa a ferver, acrescento o lupulo de aroma (0min) . Quando fechar os 60 min de fervura, acrescentar outro lúpulo (cascade) ?

*Eu particularmente ainda tenho problemas com volumes de água nas etapas inicial / lavagem. Mas pelo que pesquisei, não existe impedimento de você modificar ou completar o volume inicial e reduzir a lavagem. Por exemplo, se o valor total de água for 30 litros, pode ser feito 15 inicial / 15 lavagem ou 10 inicial e 20 lavagem. Talvez por isso a receita acima diga para completar o volume da panela.

** Sim, pode fazer fermentação primária, maturação e cold crash tudo no mesmo balde. Eu SOMENTE troco que balde na hora do PRIMING. Porque facilita minha vida fazer o priming, colocar ele mesmo quente em um novo balde, e então jogar a cerveja finalizada em cima dele antes do envase. Digo que facilita minha vida, pois posso fazer whirlpool no novo balde sem medo de levantar sedimento ou lama que estará no fundo do balde após o cold crash.
(As técnicas de seringa, pacotinhos de açucar em cada garrafa, nunca usei pois acho muito trabalhoso).

*** Acho que você está fazendo confusão sobre os tempos dos lúpulos. Quando as receitas falam Lúpulo X - 60 min. (quer dizer que ele vai ser colocado no início da fervura que vai durar 60 minutos. E Lúpulos Y - 0 min. quer dizer que vai ser colocado faltando 0 minutos para o fim da fervura, ou seja, quando desligares o fogo.

Espero ter ajudado.
 
Com o devido respeito, mas mande seu pai deixar de ser mala e largar de ser Brahmeiro. A vantagem de fazer cerveja é justamente experimentar coisas novas.

Aqui você pode achar milhares de receitas, todas devidamente explicadas:

https://www.brewersfriend.com/homebrew-recipes/

ou

https://www.brewersfriend.com/search/

Você coloca os insumos, e ele vai filtrando.

E só para você não dizer que não tentou agradar seu pai, tentaria uma Blonde Ale.

Te sugiro esta aqui, que está bem descrita para um iniciante e agradou a todos que ofereci:

https://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/324045/blonde-ale

Vou fazer método BIAB. Vou usar toda agua de uma vez. Quanto de água posso usar ?
 
Vou fazer método BIAB. Vou usar toda agua de uma vez. Quanto de água posso usar ?

Isso depende se você vai querer (ou se você pode) fazer a lavagem ou não... a principio eu usaria uma segunda panela com o volume indicado de água para lavagem, então tiraria o bag após finalizar a mostura e colocaria nessa outra panela, deixar por uns 10 minutos, então retire o bag e transfira esta agua para a panela principal. Caso não tenha uma panela tão grande pode usar uma menor, e a diferença de água coloca na mostura.

Outra opção seria apenas manter a água quente (80 graus) em outra(s) panela(s) então levanta o bagda panela e vai despejando a agua de maneira que passe pelos grãos e caia na panela... novamente se não puder fazer com toda a quantidade indicada faça com a quantidade que puder, adicionando a diferença de água no início da mostura para não impactar no volume.

Outra opção seria simplesmente não fazer a lavagem, você perde em eficiência, alguns dizem que ganha em qualidade e eu até concordo, mas para uma cerveja que vai buscar se aproximar de cerveja industrial, não vai fazer tanta diferença... então por ser mais prático talvez essa seja a melhor opção, porém com esta mesma quantidade de grãos vai obter um ABV ou voulme final menor...

Eu buscaria ainda usar somente lúpulo Saaz se o objetivo é parecer com cervejas industriais, depois aos poucos iria trocando parte do lupulo por lupulos com mais personalidade. Digo isso pq meus amigos e familiares, assim como eu, ao começarmos com cerveja artesanal, estranhávamos o amargor presente nestas cervejas, hoje eu amo IPA que é extremamente amarga. Este é um caminho e de modificar nosso péssimo paladar viciado as más práticas da industriais, e garanto que com algumas brassagens, palavras como Brah**, Sk** e outras serão riscadas do vocabulário.
 
Back
Top