Resultado da adição de sais e de ácido lático

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Fala Pessoal!

Não manjo muito de química, aí pensei em sanar uma dúvida aqui com vcs. De vez em quando tenho feito correção de sais da água aqui em minhas brassagens, com a ajuda da planilha de correção EZ Water Calculator. Tenho também utilizado água da torneira, que passo por um filtro de carvão ativado pra tirar o cloro.

Essa água da torneira tem um ph alto. Segundo o relatório que recebi da COPASA, fica em torno de 8.0.

Na brassagem que vou fazer, segunda a planilha EZ Water, mesmo com a adição dos maltes, o ph vai ficar um pouco fora do padrão. Pra corrigir isso, tenho usado maltes acidificado, mas acabei comprando ácido lático pensando em facilitar e baratear o processo.

Aí que vem a dúvida: a adição de ácido lático, pra correção do ph, não vai dar alguma reação e mudar os parâmetros dos sais, tipo, reagindo e formando outro composto?

Li em algum lugar que o ácido lático, por exemplo, reagiria com o Cálcio. Confere?

A questão central: Essa adição de ácido lático não vai mudar o perfil de sais que pretendo da água?
 
Ninguém?
Então...dependendo do tamanho do seu lote, uma gota ou duas (para 20L, por exemplo) já vai ser suficiente para baixar o ph. O acido lático não vai modificar as propriedades dos outros sais na sua cerveja mas pode passar sabor...por conta disso cervejeiros preferem o ácido Fosfórico (contribuí minimamente para sabor). Isso está escrito no livro Water.
Qualquer dúvida leia o Apêndice B
 
Fala Pessoal!

Não manjo muito de química, aí pensei em sanar uma dúvida aqui com vcs. De vez em quando tenho feito correção de sais da água aqui em minhas brassagens, com a ajuda da planilha de correção EZ Water Calculator. Tenho também utilizado água da torneira, que passo por um filtro de carvão ativado pra tirar o cloro.

Essa água da torneira tem um ph alto. Segundo o relatório que recebi da COPASA, fica em torno de 8.0.

Na brassagem que vou fazer, segunda a planilha EZ Water, mesmo com a adição dos maltes, o ph vai ficar um pouco fora do padrão. Pra corrigir isso, tenho usado maltes acidificado, mas acabei comprando ácido lático pensando em facilitar e baratear o processo.

Aí que vem a dúvida: a adição de ácido lático, pra correção do ph, não vai dar alguma reação e mudar os parâmetros dos sais, tipo, reagindo e formando outro composto?

Li em algum lugar que o ácido lático, por exemplo, reagiria com o Cálcio. Confere?

A questão central: Essa adição de ácido lático não vai mudar o perfil de sais que pretendo da água?

Ácido lactico serve para correção de PH. Seu PH está bem alto mesmo. Não há problema em usar junto com os sais. Se fosse assim, ao usar o ácido láctico, a própria tabela já faria essa correção nos sais, não concorda?
Mas assim, é importante dizer que os maltes em sua maioria possuem efeito tamponamento, ou seja, ajudam a trazer seu PH para o esperado. Não sei se seria seu caso, pois o PH está bem elevado mesmo.
 
Ótimo então que nao interfere nos sais.
Valeu pelas respostas.
 
Back
Top