Apesar dos sites gringos estarem cheios de postagens sobre "builds" de
kegerator (o termo é a junção de keg com refrigerator), não existe muita informação sobre transformação de frigobar em chopeira em bom português.
Na tentativa de retribuir aquilo que aprendi por aqui, segue meu projeto de transformação do RE120 num kegerator com torre e duas torneiras.
Deixo aqui meu agradecimento ao
@fcamello, que me ajudou bastante no projeto, tirando um milhão de dúvidas, hahaha.
Esclarecimento importante: esse frigobar precisa ter o congelador dobrado para otimização do espaço e liberação do teto para furação. Isso quer dizer que você estará assumindo o risco de romper as linhas de freon e transformá-lo numa caixa de metal.
Entretanto, posso afirmar que
meu procedimento de dobramento foi na força bruta e o duto aguentou muito bem.
Essa é a chopeira depois de pronta:
Sem alterar a estrutura de isolamento das paredes laterais é possível acomodar um postmix de 10L, um de 19L e um cilindro de CO₂ de 2kg. Se você tiver afim de cavar o isolamento lateral dá para acomodar 2 postmix de 19L (não fiz isso).
Uma coisa interessante sobre o RE120 é que é muito fácil achá-lo a venda (semi novo). Olhando agora na OLX tem pelo menos 20 desses carinhas espalhados pelo Brasil.
Minha teoria é que as pessoas compram para usá-lo no quarto, mas quando percebem que ele faz uns ruídos decidem passá-lo para frente. Porém quem pretende deixá-lo em outro lugar (nosso caso, acredito eu, hahaha) não deve ter problema algum (ele faz muito menos barulho que uma geladeira comum).
Esse é o RE120 que comprei via OLX:
Além do frigobar você vai precisar:
- Torre de chope com shank (rosca prolongada onde é fixada a torneira);
- Torneira de chope;
- Equipamentos para embarrilhamento (barril, cilindro de CO₂, mangueiras e conexões).
Eu adquiri alguns itens adicionais:
- Escovas para limpeza de mangueira e torneira;
- Tampa para torneira;
- Rosca para inserir em madeira e fazer alavanca personalizada para torneira;
- Cano de cobre com Te e isolamento;
- Cortador de tubo;
- Placa de acrílico;
- Fita aluminizada.
Ferramentas:
- Chave de torneira;
- Furadeira;
- Broca e serra copo;
- Lima.
Compras:
A torre, torneira e itens relacionados à torneira eu comprei nos EUA. Até cheguei a cotar na MEMO mas acabou não compensando, mesmo considerando os custos de importação.
Passo a passo da conversão:
1. Remover as prateleiras e suportes
2. Soltar, dobrar e reposicionar o congelador
Aqui é a parte que menos encontrei dicas, porque na verdade não há muito o que possa ser dito. Você vai ter que ter muita paciência e cuidado, dobrar os cantos e, aos poucos, girar até a posição correta.
Originalmente o congelador fica no formato de uma letra "C". Assim:
O que você precisa fazer é:
- Desparafusar o termostato;
- Desparafusar o congelador e soltá-lo dos suportes;
- Levar a parte de baixo do congelador até a parede de trás, depois girá-lo no sentido anti-horário 90° e empurrar a parte que estava em cima para a parede do fundo.
No final a parte que estava em baixo termina na parede lateral direita e a parte de cima fica na parede do fundo.
Um efeito colateral dessa "abertura" do congelador é que mesmo com o termostato no mínimo a temperatura interna vai ficar na casa dos 0°, ou seja, se você prefere sua cerveja não tão gelada, ou não quer correr o risco de congelamento, tenha também um controlador de temperatura (eu comprei o BrewPi para usar o frigobar como câmara de fermentação também, mas isso é história para outro tópico).
O resultado deve ser algo parecido com isso:
Vídeo do frigobar funcionando logo após eu tê-lo dobrado (perdão pelo vídeo na vertical):
[ame]
3. Cortar e isolar o cano de cobre;
Não tem segredo, procure uma loja de refrigeração que venda cobre rígido por metro e isolamento. Eu usei aqueles tipo "macarrão", mas dá pra usar poliuretano ou qualquer manta de isolamento.
A ideia aqui é se beneficiar do poder de condução do cobre para manter as mangueiras dentro da torre na mesma temperatura do frigobar. Dessa forma até mesmo a primeira tirada de chope vai sair sem espuma excessiva e gelado.
Há diversas formas de resolver a questão da temperatura das mangueiras na torre, mas essa do cobre foi a que considerei com melhor custo/benefício.
Não se esqueça de limar as bordas onde a mangueira vai passar, pois algumas rebarbas podem cortá-la.
(comprei um cortador de tubos para não ficar sofrendo com a serrinha)
4. Furar o teto
O posicionamento depende da sua preferência pessoal. Escolha um lugar adequado e marque onde irá furar.
Você terá que fazer os furos para os parafusos da torre e um ou mais buracos para o tubo de cobre/mangueiras.
Eu preferi fazer furos separados para cada cano e não um único furo grande (dica do
@fcamello).
5. Cortar e furar a placa de acrílico
Tenha uma ferramenta longa e com ponta para usar os furos do teto como molde para os furos da placa de acrílico.
A função dessa placa é servir de base para os parafusos da torre, já que o teto interno de plástico do RE120 não é lá muito resistente.
Outra coisa que eu fiz foi passar fita aluminizada nos buracos do cano de cobre para evitar qualquer tipo de umidade na espuma de isolamento que ficou exposta devido ao furo.
6. Montar a torre
Pronto, agora é só colocar tudo no lugar.
Para que tudo fique acomodado certinho eu encomendei um tipo de mini bancada para o postmix de 19L e o cilindro de CO₂.
Falta passar sanitizante nas linhas e checar por vazamentos, ah, e claro, plugar algum barril com homebrew, porque atualmente meus dois kegs tão vazios.
7. Bônus
Porca para você fazer suas próprias alavancas (tap handles):
Tap Handle Insert Nut